acupuntura é um método terapêutico com origem na Medicina Tradicional Chinesa, que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, essa estimulação tem a capacidade de regular o fluxo energético que é responsável pela fisiologia do corpo humano.

A palavra “acupuntura” vem do latim – acus significa agulha e puncturasignifica puncionar. Acupuntura sistêmica ou acupuntura com Agulhas,

A acupuntura é uma técnica que pode ser usada para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de problemas e doenças como por exemplo:

  • Problemas na boca como dor após extração de dente, gengivite ou faringite;
  • Doenças respiratórias como sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite;
  • Doenças oftalmológicas como conjuntivite, catarata ou miopia em crianças;
  • Problemas neurológicos como dor de cabeça ou enxaqueca;
  • Problemas gastrointestinais como excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal, prisão de ventre ou diarreia;
  • Problemas ortopédicos como dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide;
  • Distúrbios de sono como insônia.

Além destes problemas, a acupuntura pode também ser utilizada no tratamento de doenças e distúrbios emocionais como ansiedade, excesso de estresse ou depressão, por exemplo

Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, mesmo nos casos onde não existe doença ou queixas físicas, e esta técnica pode inclusive ser feita em crianças, sendo nestes casos recomendada a utilização de laser em crianças com medo de agulhas.

As agulhas podem transmitir doenças?

A acupuntura deve ser feita com agulhas descartáveis, pois a sua reutilização aumenta as chances de contrair algumas doenças como hepatite ou meningite, por exemplo.

Por isso, quando for realizar um procedimento de acupuntura deve assegurar de que esta é feita por um profissional competente, e que segue as normas da Anvisa que obriga à utilização de material descartável.